Fundos Indexados à inflação: você conhece os riscos que corre aportando agora?
Os fundos indexados a inflação que normalmente possuem em seus nomes algo como Inflatie, Inflação, inflation, IMA-B , IMA-B 5 e NTN-B entre outros são bem atraentes quando pensamos que a inflação está subindo e logo queremos colocá-los no nosso portfolio, até porque muitos desses fundos tem o nome RENDA FIXA, o que deixa tudo ainda mais atraente ainda mais atraente.
Mas vou explicar algo que ninguém nos alerta nesse tipo de fundo, apesar de possuir no nome renda fixa não são necessariamente conservadores, pois possuem uma volatilidade (oscilação) significativa , ou seja, podem ter rentabilidade negativas.
Outro ponto importante é quando vamos ter uma provável elevação na taxa de juros, ou melhor, um ciclo de elevação como deve ocorrer nos próximos meses, pois a projeção do BACEN para 2024 é SELIC a 6%, esse tipo de fundo sofrerá com a marcação a mercado uma correção dos ganhos que recebeu com a queda da SELIC, pois sua rentabilidade é híbrida pós + pré respectivamente IPCA+ cupom.
Sendo assim, é importante pensar num bom momento de entrada nesse tipo de fundo. É preciso analisar com atenção, pois apesar da projeção de IPCA positivo, você tende a pensar : “vou aplicar em fundos de inflação” porém existe a tendência da elevação da SELIC e se o fundo está com muita rentabilidade vai ocorrer uma correção da parte PRÉ dos títulos e o fundo de inflação nesse momento tende a ter rentabilidade negativa.
Gostou do conteúdo? Se quiser saber mais sobre Fundos ou sobre investimentos, entre em contato conosco!