ESG o que é essa sigla que tanto aparece no mundo corporativo?
Nesse artigo, vou compartilhar contigo um pouquinho mais sobre esse conceito que está ganhando cada vez mais relevância no mercado.
Surgimento do ESG.
Historicamente, as decisões de investimentos sempre foram baseadas tendo como principal objetivo, o retorno financeiro mas, já em meados dos anos 60, alguns fundos de pensão americanos começaram a dar os primeiros passos em busca de impactar positivamente o ambiente social, destinando seus recursos para financiamento de habitações populares a preços acessíveis bem como investimentos na área da saúde.
Mas foi, sem dúvida, em 1990 que o conceito tomou força, a partir da publicação de John Elkington, sociólogo inglês, cofundador da organização não governamental internacional Sustain Ability, do artigo The Triple Bottom Line: What is It and How Does It Work?
O Triple Bottom Line (tripé de Sustentabilidade) trata-se de um conceito que prega uma gestão empresarial com foco além dos resultados, no impacto da empresa no planeta e na sociedade .
Qual o significado de ESG?
● Environment: Ações e práticas da empresa que minimizem os seus efeitos ambientais negativos e vão desde práticas de produção mais adequadas, como a emissão de poluentes e descarte de matéria prima até a exploração de recursos naturais com mais responsabilidade
● Social – Engloba as pessoas ligadas á empresa e a sociedade como um todo, buscando promover bem estar e qualidade de vida dentro e fora do negócio. Neste pilar tem sido muito discutido e cobrado por parte das empresas inclusão e diversidade
● Governance – Responsabilidade na gestão financeira e responsabilidade fiscal, demonstrando os resultados de forma adequada e transparente para os acionistas.
Este conceito é sem dúvida uma das principais tendências para 2022. Cada dia, mais países discutem a importância de preservar o ambiente a fim de manter boas condições de vida e produção no futuro.
Desastres ambientais fazem com que empresas se tornem alvo de críticas e julgamentos por parte dos consumidores
Com isto as empresas cada vez mais precisam se adequar aos elementos ambiental, social e governança, para cumprir a lei e também para fortalecer sua imagem na sociedade e atrair não só consumidores mas também investidores.
ESG no Brasil
No Brasil, os parâmetros ESG ainda estão no estágio inicial mas o termo está cada vez ganhando mais força uma vez que vem cada vez mais sendo usado pelo mercado financeiro pois, segundo os analistas do mercado, as empresas que buscam se enquadrar nestes parâmetros, tendem a ter um negócio mais bem estruturado e uma qualidade superior de gestão, levando consequentemente a um melhor desempenho financeiro.
Empresas como Natura (NTCO3), Ambev (AMBEV3) e Banco do Brasil (BBAS3), são exemplos de empresas brasileiras com foco em padrões ESG, segundo dados da XP Investimentos.
Gostou do conteúdo? Se quiser saber mais sobre ESG ou sobre investimentos, entre em contato conosco!